01/10/2010

Saúde de madrugada


Moradores do bairro do Parque do Lago, zona sul de São Paulo, que necessitam de um atendimento médico, tem de chegar à fila da UBS do bairro por volta das 5h30, para poderem conseguir uma senha, daí marcar a tão sonhada consulta com o clinico geral.
Essa rotina se repete toda semana, pois essa UBS dispõe apenas de três clínicos gerais, que atendem a população do bairro que beira 100.000 moradores, que num determinado dia da semana tem de encarar a fila no dia que o seu médico atende.
Os pacientes que dependem deste atendimento precário reclamam entre si nas filas que se espalham pelos corredores da UBS, e enchem a caixa de sugestões que há meses não é esvaziada.
A população recorda que há poucos anos qualquer hora do dia que fosse a esse posto de saúde, as pessoas eram bem atendidas e saiam de lá com um diagnóstico, “um dia desses um morador passou mal e foi até a unidade pedir socorro, um dos atendentes disse que esse não podia ser atendido, pois não tinha consulta marcada,” relata Maria de Lourdes, moradora do bairro.

Um comentário:

  1. Essa é a realidade não só do nosso bairro e sim de muitos outros, essa é a realidade da maioria dos brasileiros que necessitam de um hospital público

    ResponderExcluir