03/02/2010

De quem é a culpa?


Nem bem terminou 2009 e as chuvas características de verão começavam a mostrar a sua força, causando inúmeros desabamentos, enchentes, soterramentos...
É comum a população afetada culpar as prefeituras por falta de eficiência com a limpeza pública das cidades, mas um fato comum de se ver nas grandes capitais, é um grande acumulo de lixo em locais públicos, onde porcalhões despejam materiais que não são úteis a sua família sem nenhuma preocupação. Quando as chuvas caem com maior intensidade esse material acaba sendo levadas pelas águas as bocas de lobo e aos córregos, impedindo o escoamento das águas que acabam invadindo as residências das pessoas que moram em regiões baixas.
A sociedade está acostumada a culpar os políticos que gerenciam o seu município, pela sujeira espalhada pela cidade, como se fosse ele o responsável pelo despejo desse lixo, é comum de notar pessoas que consomem alimentos em geral, descartando a embalagem sem nenhuma preocupação pelas calçadas, ou simplesmente abrem a janela do ônibus e lançam espigas de milho, papéis de bala, latas de refrigerante...
Tudo bem que a prefeitura de cada município é responsável pela limpeza urbana, mas se cada munícipe fizesse sua parte às chuvas de verão não causariam tantos transtornos a população.
Falando sobre os deslizamentos de terra que podemos ver na TV todos os dias, esse é causado pela invasão desenfreada de áreas de risco por pessoas que constroem suas residências nos morros e lança seu esgoto a seu aberto, fato que acaba encharcando a terra e quando as fortes chuvas caem sobre aquela região os barrancos deslizam causado soterramentos das residências, e depois as pessoas que invadiram certa região afetada culpam as prefeituras pelo barranco que caiu sobre sua casa.
Será que essa família afetada foi pedir para a prefeitura construir sua casa naquela área de risco?

Um comentário:

  1. Esta é a realidade da nossa cidade, a população faz a sujeira e os governantes são os culpados.

    ResponderExcluir