10/09/2011

Quando a raiva é esquecida


Há muitos anos o mês de agosto recebeu o apelido de o mês do cachorro louco, na cidade de São Paulo.
Neste ano de 2011, a prefeitura da capital não realizou a imunização dos cães e gatos dos munícipes, trabalho esse que faz parte de controle de doenças infecciosas como a raiva, que é transmitida ao homem através do contato da saliva contaminada de cães e gatos contaminados.
No ano de 2010 a vacinação foi cancelada pois as mudanças na fórmula da vacina acarretaram na morte de alguns animais no estado de São Paulo.
Passado este período em que as mortes dos animais foram registradas o Centro de Controle de Zoonoses CCZ, que é responsável pela vacinação na cidade de São Paulo, não se manifestou mais sobre o assunto.
Os donos de cães e gatos que não costumam levar seus animais de estimação ao veterinário, na sabem do risco que corre um animal não imunizado com a vacina Anti Rábica. O animal que não toma essa vacina tem grandes chances de apresentar os sintomas que o principal é espumar pela boca e quando essa espuma entra em contato com algum ferimento humano, o vírus da raiva se hospeda no corpo contaminado. Na fase inicial há apenas dor ou comichão no local da mordida, náuseas, vômitos e mal estar moderado.
Quando as prefeituras paulistas irão imunizar nossos animais de estimação?

Nenhum comentário:

Postar um comentário