17/02/2011

O mínimo recebe um aumento minímo




Na noite desta quarta feira, a Câmara dos Deputados aprovaram o aumento do salário mínimo para 545,00, após longa negociação que se estendeu por toda à tarde.
Na última votação, que derrubou os R$ 560, foram 361 votos contra, 120 favoráveis e onze abstenções. O valor foi apoiado pelas centrais sindicais e pela oposição.
Na votação anterior, da emenda do PSDB de R$ 600, foram 106 votos favoráveis, 376 contrários e sete abstenções.
Na mesma reunião ficou aprovado que o salário mínimo será reajustado anualmente por decreto presidencial, que deverá seguir o aumento da inflação do ano anterior e o crescimento da economia nos dois anos anteriores, até o ano de 2015.
O outro lado da moeda
Um fato estranho aconteceu no final do ano de 2010, quando os deputados federais, se reuniram durante uma noite para negociar o aumento de seus salários, que após duas horas de negociações ficou fechado o aumento de 200%.
Por que neste país, quando se fala de aumento do salário mínimo as negociações se estendem por semanas e quando são finalizadas não passam de 10%, fato que não acrescenta grande ganho para a sociedade que sobrevive deste mínimo. Quando se trata de aumentos salariais de nossos políticos as reuniões são breves e os aumentos sempre extrapolam, os índices da inflação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário